Descontinuando o Spin Fedora BrOffice.org

Depois de 5 lançamentos, já contando com o eminente Fedora 14, chegou a hora de descontinuar o Spin BrOffice.org. É do conhecimento geral que foi criado um fork do OpenOffice.org, o LibreOffice, há pouco tempo. A boa notícia é que o Fedora incluirá o LibreOffice a partir da próxima versão. Com isso, felizmente não teremos mais os problemas de marca com o OpenOffice.org. Além do mais, acho importante apoiarmos a marca LibreOffice e consolidá-la na distribuição.

Foi muito bom termos esse Spin durante todo esse tempo e creio que ele teve um papel muito importante no projeto brasileiro e nas nossas relações com a comunidade. Acho muito importante termos um spin mantido por aqui e apoiarei novas iniciativas que sejam condizentes com as necessidades.

O Spin SIG passará por modificações no próximo ciclo de desenvolvimento e é bom ficar atento a isso. Como não serei mais o mantenedor, aproveitarei para me dedicar mais ao projeto de embaixadores.

Obrigado a todos que apoiaram essa iniciativa desde o início. Vocês sabem que não foi simples aprová-la, entretanto considero que foi um projeto muito bem sucedido.

6 thoughts on “Descontinuando o Spin Fedora BrOffice.org

  1. Foi um excelente trabalho realizado no Spin BrOffice.org, parabéns!

    Agora é seguir em frente com os novos projetos! :-)

  2. Prezado,

    Parabéns pelo trabalho no Spin.
    Mas o BrOffice não “morreu” com o fork, a marca continua, apenas foi desatrelado do OpenOffice e agora está embaixo do LibreOffice(LibO), assim que sair a próxima versão do LibO, o BrOffice será lançado com a mesma engine.

  3. Olá Clovis! Obrigado pelo comentário.

    Estou ciente de que a marca BrOffice.org não morreu, mas do ponto de vista da distribuição do Fedora não há mais motivos para manter uma versão separada apenas para o Brasil, já que não haverá problemas com a marca “OpenOffice.org”. Com isso, poderemos concentrar esforços nos spins desenvolvidos em nível global ao invés de dividirmos esforços com algo feito apenas para o território nacional.

    O Projeto Fedora Brasil continuará colaborando com a comunidade BrOffice.org no que for necessário para continuarmos difundindo o código aberto no Brasil.

    Abraços!

  4. Em tempo, uso o fedora desde o 8 e gosto muito. Mas ainda não achei um bom tutorial de como fazer um Spin. Não é nada para ser profissional, quero apenas colocar os programas que mais uso assim facilitando a minha vida se caso precisar reinstalar o sistema. E também para facilitar a vida de algum convertido ao Software livre, neste ano ja converti 3 pessoas.

    Parabéns por sempre ter ajudado a fazer um bom trabalho com o spin Nacional.

  5. Obrigado pelo comentário, Douglas!

    Veja se essa apresentação te ajuda:
    httpsss://igor.fedorapeople.org/palestras/FISL/spins.odp

    Até mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *