Luciana Gimenez, Dorgas e o Rock n’ Roll

Por que não ser um grande fã de forró, funk, música clássica ou outro estilo musical e ser justamente fã de rock? Os motivos estão diretamente ligados ao motivo pelo qual hoje é comemorado o Dia Mundial do Rock. No dia 13 de Julho de 1985 foi realizado um grande festival, chamado LiveAid, que tinha como principal objetivo arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Esse dia passou a ser considerado então como o Dia Mundial do Rock.

Alguém poderia se questionar se não teria sido melhor escolher o dia no qual se plantou a maior quantidade de maconha, o dia em que os hippies mais usaram LSD ou o dia em que Luciana Gimenez deu a luz ao filho de Mick Jagger. Na verdade nenhum desses dias simbolizaria o motivo pelo qual eu e várias outras pessoas gostam de rock. O conjunto de atitudes que comemoradas neste dia não são as drogas alucinógenas ou o sexo com modelos de inteligência duvidosa. Hoje é celebrado um som que, quando o ouvimos, sentimos o peso da história. Um som no qual os autores depositaram suas ideias, ideologias e desejos de mudança. Embora nem todas as músicas sejam carregadas de política ou ideais, o que vale é o que está por trás. Definitivamente não sou um saudosista. Admiro as bandas da atualidade, gosto de sintetizadores, curto as misturas com a música eletrônica e admiro guitarristas que inventam diferentes técnicas usando combinações de novos pedais e efeitos. Não importa, desde que essa essência continue presente.

E o que aconteceu depois do LiveAid? Os organizadores descobriram que todo o dinheiro arrecadado foi torrado em pouco tempo devido à dívida externa etíope. Houve uma correção de rumo e o rock n’ roll passou a ajudar de outra maneira. O mandato dado aos artistas pelo público passou a ser usado para pressionar políticos, líderes globais e mobilizar voluntários.

O rock é uma música significativa. A graça não está só na música às vezes lenta e emocionante ou frequentemente enérgica e contagiante. A graça está também no contexto, nas ideias, na história que foi feita e na construção de um futuro melhor que tem como trilha sonora riffs e letras geniais. Rock n’ roll é o ímpeto de promover mudanças. Seja na sua própria vida, na dos outros ou na sociedade.

Category(s): Pessoal, Português

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

 

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>