#MonografiaFeelings

Quando eu criei esse blog adicionei uma categoria chamada “UFMG” e quando precisei “reinstalá-lo” mantive a categoria aqui. Fato é que ela nunca foi usada, provavelmente por falta de tempo, já que depois de quase 5 anos (cof… cof…) na universidade, haveria muito o que publicar. Agora é hora de começar a trabalhar na monografia e essa categoria finalmente pode ser útil.

Embora a ideia ainda não esteja completamente fechada, o objetivo é estudar a alta colaboratividade que a Internet permite e os efeitos disso na produção dos bens e na construção do conhecimento. Não faltam exemplos de projetos que tiram proveito da grande conectividade e da rápida troca de informações que a tecnologia atual permite. O exemplo mais óbvio, do qual eu também faço parte, é a produção de softwares de código aberto. Entretanto, minha ideia central é levar essa questão para outros níveis e áreas como biomedicina, agricultura, economia e engenharia, analisando as diferenças e similaridades entre os processos colaborativos de cada um. O resultado final será a criação um modelo geral com as características que um projeto colaborativo deve ter para ser bem sucedido.

Eu percebo que muitas pessoas optam por monografias estritamente técnicas, mas não tenho interesse em me perder nas tecnicalidades do mundo da computação. Especificamente para a monografia, pretendo tratar o assunto de uma maneira ampla, considerando as diversas áreas conhecimento, em vez de olhar de maneira fechada para a minha área específica. Isso quer dizer basicamente que precisarei de colaborações de pessoas de várias áreas, então se você conhece algum projeto colaborativo geograficamente disperso e culturalmente diverso na sua área, você será de grande ajuda! :)

Category(s): Academic, Português
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

 

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>